Área de estudos Curso Normal

Fórum destinado para o debate e diálogo das alunas do curso normal do Colégio Regina Coeli
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 Documentário Tarja Branca

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Documentário Tarja Branca   Sab Mar 04, 2017 2:49 pm

Meninas do 3º normal!
Passamos três aulas trabalhando com o processo do brincar e a importância para o desenvolvimento infantil. Para finalizar nossos estudos assistimos o documentário "Tarja Branca", que nos conta um pouco sobre a pluralidade do ato de brincar. Por meio de reflexões,  mostra as diferentes formas de como a brincadeira, ação tão primordial à natureza humana, pode estar interligada com o comportamento do homem contemporâneo e seu "espírito lúdico".
Agora, através do fórum vamos realizar uma análise primordial sobre ele. A atividade de reflexão dessa semana é a escrita de um pequeno texto  aqui sobre as principais contribuições do que foi assistido para a sua formação enquanto educadora.
Vocês deverão postar suas respostas até o dia 16/03 (Quinta-feira).
Atenciosamente
Profe Alana
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Ter Mar 14, 2017 9:34 pm

Observando o documentário Traja Branca, obtive a conclusão de como as crianças atualmente andam esquecendo do verdadeiro significado do brincar. Quando a criança está interagindo com brincadeiras de rodinhas e entre outros meios que hoje vem sendo esquecidos, ela está de corpo e alma muito mais do que um brinquedo eletrônico que é comprado a qualquer hora por um custo muito alto.
O brincar influência e muito na vida adulta, muitas vezes a coordenação motora é desenvolvida quando os pequenos estão produzindo brinquedos como os carros que mostram no documentário.
Nós, como futuro educadores devemos reatar o verdadeiro significado do brincar para termos adultos mais felizes.
Morgana Ecco Marcon. Terceiro Normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 8:11 pm

Concluo que o brincar é essencial para qualquer criança. O problema está em como encaramos o mundo hoje, quanto mais coisas os pais tem para fazer, menos atenção dão aos filhos. Assim, para recuperar esse "tempo perdido" acabam presenteando-os com brinquedos e tirando o espaço do brincar com os filhos. Cada brincadeira tem um objetivo e um modo de desenvolver algo na criança seja, o lado motor, o lúdico, a imaginação e entre outros, por isso em qualquer etapa da infância é de extrema importância que a criança brinque. Porém, o brincar livremente não é o preferível, pois a brincadeira livre traz consigo muitos pontos negativos, entretanto é liberado algum momento da semana para os alunos se divertirem no pátio da forma que quiserem.
Brincar na educação infantil caminha junto com o aprender, aprender brincando se torna muito mais interessante e prazeroso, tanto para os pequenos como para nós, professores. As crianças precisam ter o contato com diferentes materiais, sendo assim nos abrindo um campo enorme de atividades educativas e recreativas para serem trabalhadas.
A brincadeira ajuda as crianças a se conhecerem e a perceberem o mundo ao seu redor, o que muitas vezes é complicado para eles. Cabe a nós professores, em sala de aula, ceder a eles momentos de diversão mas com algum objetivo inserido na atividade.
Mariana Letícia Zago Xavier. Terceiro Normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 8:16 pm

Articulando o conteúdo assistido o documentário Tarja Branca com os assuntos estudados em sala de aula é possível atingir uma tese sobre a transformação da infância - brincar de antigamente com a infância - brincar de hoje em dia. Dessa forma, acredita-se que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento físico e intelectual da criança, de diversas formas. Outrossim, pensar na infância e na educação no momento atual requer um grande esforço e uma profunda reflexão por parte da escola e da sociedade, um vez que, ao longo dos séculos a criança vem assumindo papéis distintos de acordo com a época e o meio em que está inserida. Isto posto, a criança desenvolve-se pela experiência social, nos convívios que estabelece, desde cedo, com a prática sócio-histórica dos adultos e do mundo por eles criado. Dessa forma, a recreação é uma atividade humana, na qual as crianças são adentradas constituindo-se em um modo de incorporar e reproduzir a experiência sócio-cultural dos adultos.
              Em suma, o papel do professor faz-se imprescindível, uma vez que o desenvolvimento de uma pessoa está em sua infância. Assim, cabe ao educador o papel de acompanhar as atividades, bem como promover oportunidades em que a criança possa se desenvolver. Através da organização do espaço, da disponibilização de objetos para a criança e materiais que possam enriquecer o espaço da sala de aula e torná-lo um ambiente lúdico e de aprendizagem por meio também de brincadeiras. Consequentemente, o professor de educação infantil, enquanto promotor e mediador da aprendizagem, possui este papel de estimular a construção, ensinar a aprender a construir brinquedos. Não se trata de uma transformação da sala de aula em ambiente teórico, mas torná-la prazerosa e desafiadora.
                                                                                                                         Juliana Zardo Breda (7)
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 8:26 pm

Conclusão do documentário
Observando o documentário Tarja Branca, consegui perceber como as crianças de hoje não brincam mais como antigamente confeccionando os seus brinquedos e se divertindo com coisas simples, não tendo medo de se machucar ou se sujar como mostra no documentário, mas sim jogando em seus celulares, computadores e recebendo de seus pais brinquedos que eles quiserem para suprir necessidades. Hoje em dia elas não brincam mais com rodas cantadas, e outras que andam esquecidas no cotidiano da criança, o brincar muitas vezes é desvalorizado a nível educativo.
Brincar não só é um direito da criança mas sim é fundamental em qualquer idade. Pois brincando que se desenvolve as capacidades psicomotoras como: atenção, memória, imitação, concentração, criatividade, tranquilidade, imaginação, garante uma boa saúde a criança,permite que ela se expresse, incentiva a socialização, deixa o aluno a refletir e elaborar.
Jéssica Morgana Puton. 3° Normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 9:02 pm

O brincar para a criança é fundamental. Porque? É na infância que a criança desenvolve seus pensamentos e é onde o desenvolvimento pessoal e intelectual acontece. Os pequenos que brincam tem seu desenvolvimento aflorado.
O brincar não e uma questão de pegar uma boneca ou carrinho e se divertir a criança que brinca tem suas emoções controlada e sabem se desvincular de problemas difíceis.
Giúlia Coser Rios
3°normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 9:33 pm

Conclusão do documentário:
Acredito que o brincar seja fundamental para o desenvolvimento da criança enquanto ser humano. Nós como educadores devemos sim incluir em nosso planejamento o lúdico  e a brincadeira, não apenas como passa tempo, mas sim como forma de ensinar ás crianças e conviver com os colegas e através dos jogos aprenderem diversas coisas diferentes.
Muitas vezes é na brincadeira que a criança expressa suas emoções e seus sentimentos, por isso devemos estimular cada vez mais o brincar não só em sala de aula mas também fora dela, para que a criança se divirta, aprenda e expresse seus sentimentos.
Emanuelle Reginatto- 3º Normal
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 11:11 pm

O brincar auxilia a criança no desenvolvimento afetivo, físico, intelectual e social. A brincadeira permite expressar seus sentimentos, seus desejos, sua criatividade e principalmente sua realidade.
É fundamental lembrar que é na Educação Infantil que a criança desenvolve sua personalidade, por isso e importante trabalhar de forma lúdica e prazerosa, estimulando e acompanhando cada descoberta.
O momento da brincadeira tem mudando a cada ano devido aos avanços da tecnologia, a falta de tempo dos pais, que por sua vez na maioria dos casos acabam comprando brinquedos para substituir a sua ausência e nem se dão por conta que possivelmente estão formando filhos consumidores e sem oportunidades de fantasiar, criar, construir... Por este motivo, é de extrema importância que as escolas propiciem momentos livres, para os discentes terem a oportunidade do faz de conta e da construção de brincadeiras, jogos e brinquedos ( material de sucata)  despertando assim desde pequenos a criatividade, responsabilidade , cooperação e a sustentabilidade.
Kelen Tedesco- 3º Normal / 2017
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 11:11 pm

O brincar auxilia a criança no desenvolvimento afetivo, físico, intelectual e social. A brincadeira permite expressar seus sentimentos, seus desejos, sua criatividade e principalmente sua realidade.
É fundamental lembrar que é na Educação Infantil que a criança desenvolve sua personalidade, por isso e importante trabalhar de forma lúdica e prazerosa, estimulando e acompanhando cada descoberta.
O momento da brincadeira tem mudando a cada ano devido aos avanços da tecnologia, a falta de tempo dos pais, que por sua vez na maioria dos casos acabam comprando brinquedos para substituir a sua ausência e nem se dão por conta que possivelmente estão formando filhos consumidores e sem oportunidades de fantasiar, criar, construir... Por este motivo, é de extrema importância que as escolas propiciem momentos livres, para os discentes terem a oportunidade do faz de conta e da construção de brincadeiras, jogos e brinquedos ( material de sucata)  despertando assim desde pequenos a criatividade, responsabilidade , cooperação e a sustentabilidade.
Kelen Tedesco- 3º Normal / 2017
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qua Mar 15, 2017 11:52 pm

Conforme estudado nas aulas, concluo que o brincar se torna a cada dia mais importante, mas por muitas vezes é esquecido e desvalorizado pelas escolas e pelas educadoras.
Sem a brincadeira a educação e aprendizado das crianças se torna monótono e tedioso, os pequenos, nos dias atuais, gostam e querem o diferente, exigem mais atenção e cuidados.
Em minhas práticas semanais vivencio inúmeras situações de brincadeiras livres, pela visão de futura professora vejo que a parte do brincar acaba em confusão e desentendimentos.
Precisa-se fazer com que as crianças brinquem com algum propósito, com a intenção de aprenderem juntos, compartilhando ideias e pensamentos, bem como os brinquedos e métodos utilizados.
Como educadora sei da importância que as brincadeiras com interações entre as crianças tem para a formação das mesmas. Pois em um mundo aonde a maioria das crianças vive em centros urbanos e sem contato com outras crianças o aprendizado é gigantesco quando se reúnem em creches e escolas brincando com o propósito de aprender.
Maiara Marinello Zardo - 3º Normal / 2017
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Admin
Admin


Mensagens : 19
Data de inscrição : 04/03/2017

MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   Qui Mar 16, 2017 12:13 am

O documentário deixa bem claro que a brincadeira vem tendo um grande déficit, com a evolução da tecnologia as crianças e a sociedade vem se moldando junto a ela. O brincar tornou-se uma segunda opção, dificilmente vemos crianças brincando de esconde-esconde, pega-pega, cirandas de rodas, em nossos recreios.
O brincar na infância, e uma peça chave, pois e onde a criança aprende a se defender, a imaginar, explorar áreas novas, ter curiosidades, troca de experiências e conhecimento com outras crianças.
Em síntese, nós mesmos devemos deixar aflorar a criança que está dentro de nós mesmas, que possa assim as nossas crianças sejam estimuladas a deixarem o seu mundo “imaginário” tecnológico.
Dênis Soares-3 Normal.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://areadocursonormal.forumeiros.com
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Documentário Tarja Branca   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Documentário Tarja Branca
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tarja roxa no chatbox
» Sobrepor tarja "online" ao avatar
» Como colocar essa faixa colorida
» Imagem de fundo do chatbox

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Área de estudos Curso Normal :: Sua primeira categoria :: Seu primeiro fórum-
Ir para: